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Economia de Água

- Mantenha as torneiras fechadas. Uma torneira aberta durante 1 minuto gasta 3 litros de água.
- Deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba. Uma torneira gotejando gasta 46 litros de água/dia; um filete desperdiça de 180 a 750 litros/dia; e uma torneira jorrando gasta de 25 mil a 45 mil litros/dia.
- Desligue o chuveiro para se ensaboar e reabra para se enxaguar. Evite banhos demorados. O chuveiro aberto durante 15 minutos gasta 60 litros de água.
- Antes de lavar a louça, remova restos de comida dos pratos e das panelas, ensaboe, e só abra a torneira para o enxágüe.
- Evite lavar as calçadas com mangueira. Elas podem ser varridas.
- Molhe plantas e jardins ao entardecer ou amanhecer. Isso evita a evaporação rápida da água. Utilize regador em vez de mangueira.
- Conserte imediatamente os vazamentos e fugas d’água, trocando as partes danificadas das canalizações. Não faça remendos provisórios.

Dicas para identificar vazamentos de água

1. Mantenha aberto o registro do quadro onde está instalado o hidrômetro.
2. Feche bem todas as torneiras do imóvel e não utilize os sanitários.
3. Observe se a caixa d’água está cheia. Se não estiver, tranque a vareta da bóia para interromper a vazão da água. A caixa de descarga do vaso sanitário deverá estar cheia. 4. Se o seu hidrômetro tiver ponteiro, anote a posição que ele está marcando. Caso contrário, anote o último algarismo vermelho e espere algum tempo.
5. Após este tempo, verifique se o ponteiro ou o último algarismo vermelho se movimentaram.
6. Se o ponteiro ou o último algarismo se mexeram, então existe vazamento.

Vazamento na válvula ou na caixa de descarga

- Para detectar, jogue cinza no vaso sanitário, em frente ao sifão. Se não houver vazamento, a cinza ficará depositada, imóvel, no fundo do vaso. Caso a cinza se movimente ou escorra no fundo do vaso, é sinal de vazamento na válvula ou na caixa de descarga.
- Se os testes indicarem vazamento não aparente nas instalações e se a conta d’água do mês registrar consumo 30% superior à média dos três últimos meses, dirija-se a um posto de atendimento do Dmae (em Porto Alegre) para solicitar a revisão da conta.
- Ocorrendo fuga d’água nas instalações internas, caberá ao usuário providenciar o conserto imediato da mesma. Assim, você evita que o vazamento aumente e que a próxima conta d’água aponte excesso de consumo.

Lembre-se:
Os departamentos de água e esgoto de cada cidade são responsáveis pelo ramal predial até o hidrômetro. Do hidrômetro para dentro do terreno ou do prédio, a responsabilidade é do usuário.

SATISFAÇÃO

Satisfazer as expectativas de nossos clientes, oferecendo soluções para seu desenvolvimento

ATENDIMENTO

Atender aos requisitos necessários para a excelência na prestação de serviços

ESTIMULANTE

Estimular o envolvimento e capacitar nossos colaboradores, para melhor desempenho e alcance dos objetivos

MELHORIAS

Melhorar continuamente a qualidade de nossos serviços e a eficácia do sistema de gestão